A polêmica em torno da Rota 2030, o novo regime automotivo brasileiro, ganhou novos capítulos em abril. No final do mês, dirigentes de associações ligadas ao setor automotivo se reuniram com o presidente Michel Temer (PMDB) para incentivar o líder do Executivo a aprovar o Rota 2030.
Em paralelo, o Secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Igor Calvet, garantiu que as discussões em torno do Rota 2030 serão finalizadas em breve. Segundo ele, o resultado será positivo para o setor: “O Rota 2030 vai sair. É um compromisso do governo com o país”, disse em matéria publicada pela Revista Isto É.
Desde 2017, o programa Rota 2030 vem sendo discutido pelas autoridades legislativas. O foco da discussão é a definição de regras para a cadeia automotiva brasileira durante os próximos 15 anos.
O que está em jogo no Rota 2030 são incentivos fiscais para investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
Inicialmente, o programa estava previsto para ser lançado no segundo semestre de 2017. Contudo, por conta da tentativa de equilibrar as contas públicas, o Ministério da Fazenda se manteve resistente para oferecer reduções de tributos.
O cenário atual continua o mesmo: o MDIC é a favor, mas a Fazenda é contrária aos incentivos às montadoras.
Para entender melhor o impacto do Rota 2030 no comércio exterior brasileiro, entre em contato com DJA.
Fontes: Estadão; Revista Isto É