Sócio-fundador de DJA, Diego Joaquim possui vasta experiência como advogado e consultor em questões aduaneiras, tributárias e de comércio internacional, atendendo empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, como automotivo, químico, farmacêutico, eletrônico, entre outros. Ao longo dos anos, Diego liderou equipes e conduziu reuniões técnicas de operações de importação e exportação de mercadorias e serviços, tributação incidente no comércio exterior e habilitação de empresas em regimes aduaneiros especiais.
Além disso, o profissional esteve à frente de projetos de importação de material usado, classificação tarifária e orientações sobre acordos internacionais, regras de origem, pleitos de ex-tarifários, cálculos de custos operacionais, questões de direito marítimo e estruturação de operações de comércio internacional com mapeamento e elaboração de fluxos operacionais.
Diego é professor convidado do curso de pós-graduação em Direito Marítimo e Portuário da UNISANTOS e dos cursos de pós-graduação da UNIP em Campinas. Também ministrou aulas de Legislação Aduaneira para curso preparatório de concursos públicos na Central de Concursos e atuou como professor do Curso Técnico de Comércio Exterior do SENAC.
Diego é reconhecido pela renomada publicação internacional Chambers & Partners como um dos advogados líderes do Brasil na região na região de Campinas.
Autor de diversos artigos técnicos e coautor do livro Direito Aduaneiro e Tributação Aduaneira em Homenagem a José Lence Carluci com o artigo “Comentários sobre a Cultura de Compliance na Teoria do Direito Aduaneiro e Prática nas operações de Comércio Exterior”, e do livro Temas de Direito Aduaneiro – Coletânea de artigos em homenagem a Haroldo Gueiros com o artigo “A (in)constitucionalidade da Taxa de Utilização do Siscomex”.