Consulta pública deve beneficiar mais de 40 mil importadores

Está aberta, até 21 de outubro, a consulta pública para o Novo Processo de Importação do Governo Federal. A medida foi possibilitada graças ao programa Portal Único de Comércio Exterior, que deve ser completamente implantado até o fim de 2018. Segundo informações do Portal Siscomex, plataforma eletrônica de transparência do governo federal, mais de 40 mil importadores serão beneficiados.
Com a consulta, o governo pretende ouvir sugestões públicas para melhorar a eficiência e a agilidade do processo de importação.

Procedimentos para participar

Sugestões devem ser entregues da seguinte forma:

1) Documentos
2) Edital de Consulta Pública
3) Relatório do Novo Processo de Importação
4) Fluxograma
5) Formulário para contribuições

As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail: consulta@siscomex.gov.br no formato “.doc” ou “.docx”.
Todas as sugestões estão sujeitas à análise da equipe do Portal Único de Comércio Exterior.

Benefícios

No site da plataforma Siscomex, o governo listou os benefícios do Novo Processo de Importação. O escritório DJA informa e explica os principais deles:

Centralização de serviços.
Em uma mesma plataforma, será possível solicitar e retirar a licença de importação, diminuindo as burocracias.

Criação da Declaração Única de Importação (Duimp).
Ele substituirá as atuais Declaração de Importação (DI) e Declaração Simplificada de Importação (DSI). Com isso, possibilitará a validação automática entre a operação autorizada (no módulo de licenciamento de importação) e os dados declarados na Duimp;

Redução de tempo e custos.
Com a diminuição dos processos burocráticos, as mercadorias ficarão menos tempo na Zona Primária. Consequentemente, haverá redução de custos das importações.

Para conhecer mais benefícios e entender melhor o novo processo de importação, entre em contato com DJA. Estamos à disposição.

Fontes: Portal Siscomex / Procomex

 

Veja Também

Foto Portaria CGCSP nº 15/2024 da Polícia Federal: é obrigatório utilizar a DUIMP para importação de produto químicos?

Portaria CGCSP nº 15/2024 da Polícia Federal: é obrigatório utilizar a DUIMP para importação de produto químicos?

No dia 27/03/2024, foi publicada a Portaria CGCSP/DPA/PF nº 15 que “estabelece normas e procedimentos para a importação e exportação de produtos sujeitos ao controle administrativo da Polícia Federal, realizadas por meio da Declaração Única de Importação – DUIMP e Autorização Prévia de Licenças, Permissões, Certificados e Outros – LPCO, no Portal Único de Comércio…
Comércio Internacional01 Jan
Foto Validar a classificação fiscal faz parte do seu procedimento?

Validar a classificação fiscal faz parte do seu procedimento?

O processo de classificação de mercadorias envolve várias etapas. Primeiro, recebemos e pesquisamos informações para compreender plenamente o objeto que classificaremos. Em seguida, determinamos a NCM, a Descrição e outras informações pertinentes à mercadoria. Para isso, usar informações técnicas obtidas diretamente com a equipe especializada é uma boa prática. No entanto, quando isso não é…
Comércio Internacional01 Jan
Foto IRPJ, CSLL, PIS e COFINS em valores recuperados em ação judicial transitada em julgado?

IRPJ, CSLL, PIS e COFINS em valores recuperados em ação judicial transitada em julgado?

Em dezembro de 2021, a Receita Federal do Brasil publicou a Solução de Consulta COSIT nº 183/2021 apontando seu entendimento sobre o momento em que o indébito tributário e a respectiva atualização pela Selic, reconhecidos em decisão judicial transitada em julgado, devem ser oferecidos à tributação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.