MUDANÇA NA TEC, ADICIONAL DE 1% DA COFINS-IMPORTAÇÃO E A NOVA TABELA DE IPI

Foto MUDANÇA NA TEC, ADICIONAL DE 1% DA COFINS-IMPORTAÇÃO E A NOVA TABELA DE IPI

Desde o início desse ano vem se falando a respeito das mudanças na legislação que produzem (ou produziriam) efeitos a partir de hoje e alguns pontos merecem destaque, dada a relevância para as operações de comércio exterior:

1- Alterações na Tarifa Externa Comum (TEC) para adaptação às modificações do Sistema Harmonizado 2022:

Como já publicamos, a Resolução GECEX nº 272/2021 alterou a Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM e a Tarifa Externa Comum – TEC para adaptá-las às modificações do Sistema Harmonizado 2022 (SH-2022) realizadas pela Organização Mundial das Aduanas (OMA).

Essas alterações produzem seus efeitos a partir de hoje e merecem atenção: a Resolução trouxe mudança na nomenclatura com a extinção de alguns códigos da NCM e a criação de outros, sendo que os produtos a serem importados ou exportados precisarão seguir essa nova diretriz.

As alterações devem ser verificadas e os produtos adequados para que a correta classificação fiscal seja declarada nas operações aduaneiras evitando, assim, penalidades. É importante destacar que, a partir de hoje, as nomenclaturas previstas anteriormente não poderão ser utilizadas.

Cabe reforçar, também, que foram publicadas Notícias no Portal Único com orientações a serem observadas pelos operadores de comércio exterior no caso de um código NCM seja excluído:

Importação n° 007/2022 – Siscomex

Exportação n° 003/2022 – Siscomex

 

2- Adicional de 1% nas alíquotas de COFINS-Importação volta a ser cobrado

No final de 2021, foi publicada a Lei nº 14.288/2021 que prorrogou o prazo de cobrança do adicional de 1% nas alíquotas de COFINS-Importação até 31 de dezembro de 2023.

Essa incidência ocorre na hipótese de importação de mercadorias classificadas em determinados códigos NCM, onde constam itens como: veículos, autopeças, combustíveis, carnes e peixes e até mesmo materiais hospitalares.

É importante que as empresas importadoras se atentem para a incidência do adicional de 1% da COFINS em seus processos de importação a partir de hoje.

 

3- Alteração da Tabela de incidência de IPI

Ainda, era esperado que os efeitos da nova Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados fossem produzidos a partir de hoje, contudo, essa mudança foi prorrogada para o dia 01/05/2022.

A nova Tabela de incidência do IPI aprovada pelo Decreto nº 10.923/21 teve a alteração da produção de seus efeitos ontem, com a publicação, em caráter extraordinário, do Decreto nº 11.021/2022 que alterou o dia em que tal tabela passará a valer.

O tema IPI envolve a redução geral nas alíquotas do imposto através do Decreto nº 10.979/2022.

***

Diante de tantas alterações significativas, é importante que as empresas assegurem as corretas informações em suas declarações aduaneiras. Nosso time está à disposição para esclarecer dúvidas sobre os temas.

Veja Também

Foto Súmulas do CARF passam a ter efeito vinculante

Súmulas do CARF passam a ter efeito vinculante

Foi publicada, no dia 02 de abril de 2019, a Portaria ME nº 129 que atribuiu efeito vinculante a 29 (vinte e nove) súmulas do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), órgão colegiado de julgamento administrativo em segunda instância, em relação à Administração Tributária Federal. As súmulas são verbetes editados com base em decisões reiteradas…
Comércio Internacional01 Jan
Foto PUBLICADA PORTARIA QUE AMPLIARÁ AS COMISSÕES LOCAIS DE FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO PARA TODAS AS ALFÂNDEGAS DO PAÍS

PUBLICADA PORTARIA QUE AMPLIARÁ AS COMISSÕES LOCAIS DE FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO PARA TODAS AS ALFÂNDEGAS DO PAÍS

Na última sexta-feira (24/09) ocorreu o evento de lançamento da nova Portaria Conjunta RFB/SDA/Anvisa nº 61/2021, que disciplina o funcionamento e estabelece os locais de instalação das Comissões Locais de Facilitação de Comércio (Colfac).  As Colfac são subcolegiados integrantes do Comitê Nacional de Facilitação do Comércio (Confac), que tem como função resolver problemas locais que afetam procedimentos relativos à exportação, à importação, ao trânsito de mercadorias e…
Comércio Internacional01 Jan
Foto A inconstitucionalidade da majoração da Taxa Siscomex reconhecida pelo STF, o direito à restituição e outras repercussões

A inconstitucionalidade da majoração da Taxa Siscomex reconhecida pelo STF, o direito à restituição e outras repercussões

Por Diego Luiz Silva Joaquim O Supremo Tribunal Federal enfim pacificou o entendimento pela inconstitucionalidade do aumento da Taxa de Utilização do Siscomex trazido pela Portaria MF nº 257/2011. Assunto de bastante relevância para as empresas que operam no comércio exterior através da importação de mercadorias, e que tem sido objeto de litígios judiciais em…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.