Validar a classificação fiscal faz parte do seu procedimento?

Foto Validar a classificação fiscal faz parte do seu procedimento?

O processo de classificação de mercadorias envolve várias etapas.

Primeiro, recebemos e pesquisamos informações para compreender plenamente o objeto que classificaremos. Em seguida, determinamos a NCM, a Descrição e outras informações pertinentes à mercadoria.

Para isso, usar informações técnicas obtidas diretamente com a equipe especializada é uma boa prática. No entanto, quando isso não é viável, utilizamos informações públicas fornecidas pela empresa.

Essas informações podem ser apresentadas de várias formas, tais como brochuras comerciais, folhetos técnicos, fotos, artigos em periódicos, desenhos técnicos, imagens tridimensionais ou análises químicas.

Dessa maneira, usamos esses dados para responder às questões do processo de classificação das mercadorias e, por vezes, incluímos essas informações nas Descrições ou Atributos do Catálogo de Produtos.

Depois de determinar a classificação da mercadoria, a empresa que irá comercializar o produto deve validar essa classificação. Isso se aplica tanto a itens para importação, exportação ou venda local.

É importante salientar que a separação entre execução e validação é uma prática exigida pelo Programa de Operador Econômico Autorizado (na Gestão de Parceiros). Assim, recomendamos que o executor da classificação não seja o mesmo que a valida, prevenindo erros e permitindo uma análise crítica da classificação.

Nossa equipe especializada está pronta para garantir a excelência e conformidade em todas as etapas do processo de classificação fiscal.

Entre em contato com a gente!

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.