Minuto DJA

No fim de Novembro e início de Dezembro, a Receita Federal do Brasil divulgou duas Consultas Públicas para a edição de instruções normativas.
A primeira, Consulta Pública nº 07/2018, dispõe sobre o procedimento de imputação de responsabilidade tributária que, nos fundamentos da minuta, existe uma lacuna na legislação e parte do pressuposto de ser possível a imputação da responsabilidade fora da restrita hipótese do que é feito no lançamento de ofício.
Nesse caso, o formulário para apresentar sugestões à Consulta Pública ficaram disponíveis no site da RFB até o dia 06/12/2018.
A segunda, Consulta Pública nº 08/2018, tinha como assunto a edição de Instrução Normativa que estabelece requisitos e condições para a realização de operações de importação por conta e ordem de terceiro e por encomenda.
Segundo a exposição de motivos: “ainda há divergências de entendimentos e interpretações tanto internamente na Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) quando externamente, em relação aos conceitos das duas modalidades de importação”.
O escritório DJA contribuiu com alguns comentários a respeito do que está proposto pela IN especificamente quanto ao pagamento antecipado nas importações por encomenda e as formas de industrialização para caracterização da mesma modalidade.

Veja Também

Foto Portaria CGCSP nº 15/2024 da Polícia Federal: é obrigatório utilizar a DUIMP para importação de produto químicos?

Portaria CGCSP nº 15/2024 da Polícia Federal: é obrigatório utilizar a DUIMP para importação de produto químicos?

No dia 27/03/2024, foi publicada a Portaria CGCSP/DPA/PF nº 15 que “estabelece normas e procedimentos para a importação e exportação de produtos sujeitos ao controle administrativo da Polícia Federal, realizadas por meio da Declaração Única de Importação – DUIMP e Autorização Prévia de Licenças, Permissões, Certificados e Outros – LPCO, no Portal Único de Comércio…
Comércio Internacional01 Jan
Foto CARF decide que classificação de mercadorias é atividade jurídica e deve ser feita a partir de informações técnicas

CARF decide que classificação de mercadorias é atividade jurídica e deve ser feita a partir de informações técnicas

Em recente decisão proferida em processo no qual se discutiu a classificação fiscal de aparelhos eletrônicos, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) pontuou equívoco comum praticado pela fiscalização: o embasamento de entendimento, sobre classificação fiscal, em decisões relativas a produtos diversos. Na decisão do órgão colegiado foi ressaltado ainda que de nada adianta uniformizar…
Comércio Internacional01 Jan
Foto Prorrogação dos benefícios do Ex-tarifário perante o Mercosul e renovação automática da lista vigente até abril de 2022

Prorrogação dos benefícios do Ex-tarifário perante o Mercosul e renovação automática da lista vigente até abril de 2022

Foram publicadas hoje (22/12/2021), as Resoluções GECEX nº 289 e nº 291, de 21 de dezembro de 2021, que incorporam ao ordenamento jurídico brasileiro a Decisão Conselho Mercado Comum do Mercosul nº 08/2021, que permite ao Brasil a prorrogação das listas de Ex-tarifário existentes até o dia 31 de dezembro de 2028 e que renovam…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.