É possível recuperar o valor pago a título do adicional de 1% da COFINS-Importação em 2017

Em novembro de 2018, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região proferiu acórdão no processo nº 5002461-82.2018.4.04.7208, garantindo a compensação dos valores pagos a título de adicional da COFINS-Importação (1%) em decorrência da publicação da Medida Provisória nº 794/2017, que revogou a Medida Provisória nº 774/2017. A ementa do Acórdão foi publicada nos seguintes termos:

“EMENTA
TRIBUTÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. INTERESSE RECURSAL. ILEGITIMIDADE PASSIVA. ADICIONAL COFINS IMPORTAÇÃO. MEDIDA PROVISÓRIA 774/2017 REVOGADA PELA MP 794/2017. ANTERIORIDADE NONAGESIMAL.
1. Não se conhece de recurso que está na mesma linha do decidido pela sentença, tendo em vista a ausência de interesse recursal.
2. O Inspetor-Chefe da Alfândega da Receita Federal do Brasil do local de entrada no país das mercadorias importadas é a autoridade competente para responder ao pleito referente à exigência ou não da cobrança do adicional de 1% da COFINS-Importação e à declaração de que faz jus ao direito à compensação.
3. Ao revogar a MP 774/2017, a MP 794/2017, ainda que indiretamente, restabeleceu a cobrança do adicional de 1% da COFINS-Importação, e o fez de forma imediata, claramente suprimindo a garantia individual do contribuinte relativa à anterioridade nonagesimal, ou seja, a garantia de que um tributo instituído ou majorado somente possa ser cobrado depois de decorridos noventa dias da data de publicação da lei que os instituiu ou aumentou.”

À época da publicação da referida Medida Provisória – em agosto/2017 –, escrevemos um artigo sobre o tema defendendo que “a MP nº 794, por meio de sucessivas revogações, reinstituiu tributo aos importadores e deixou de observar o princípio da anterioridade estabelecido pelo artigo 195, §6º, e também o prazo do artigo 62, §2º, ambos da CF”.

No texto, concluímos com a recomendação para que as empresas efetuem o pagamento da COFINS com o adicional de 1% em suas importações, podendo requerer a recuperação de tais pagamentos na esfera judicial face a flagrante ofensa ao princípio constitucional da anterioridade.

Informamos que o assunto foi noticiado pelo jornal Valor Econômico¹ e compartilhamos o link para acesso ao nosso artigo técnico sobre o tema: https://dja.adv.br/artigos/medida-provisoria-no-79417-1-adicional-a-cofins-importacao-e-o-principio-da-anterioridade/

Assim, reforçamos a possibilidade de discussão sobre o tema e sugerimos que sejam verificadas as operações nos meses de agosto a novembro de 2017 para, então, pleitear a restituição ou compensação tributária na esfera judicial.

Nossa equipe de advogados está à disposição para esclarecimentos sobre o tema.

***

 

¹Contribuintes obtêm decisões favoráveis sobre COFINS-Importação – conteúdo publicado pelo Jornal Valor Econômico que pode ser acessado utilizando o link: https://www.valor.com.br/legislacao/6055725/contribuintes-obtem-decisoes-favoraveis-sobre-cofins-importacao?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsletter_manha

Veja Também

Foto PUBLICADA PORTARIA QUE AMPLIARÁ AS COMISSÕES LOCAIS DE FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO PARA TODAS AS ALFÂNDEGAS DO PAÍS

PUBLICADA PORTARIA QUE AMPLIARÁ AS COMISSÕES LOCAIS DE FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO PARA TODAS AS ALFÂNDEGAS DO PAÍS

Na última sexta-feira (24/09) ocorreu o evento de lançamento da nova Portaria Conjunta RFB/SDA/Anvisa nº 61/2021, que disciplina o funcionamento e estabelece os locais de instalação das Comissões Locais de Facilitação de Comércio (Colfac).  As Colfac são subcolegiados integrantes do Comitê Nacional de Facilitação do Comércio (Confac), que tem como função resolver problemas locais que afetam procedimentos relativos à exportação, à importação, ao trânsito de mercadorias e…
Comércio Internacional01 Jan
Foto MUDANÇA NA TEC, ADICIONAL DE 1% DA COFINS-IMPORTAÇÃO E A NOVA TABELA DE IPI

MUDANÇA NA TEC, ADICIONAL DE 1% DA COFINS-IMPORTAÇÃO E A NOVA TABELA DE IPI

Desde o início desse ano vem se falando a respeito das mudanças na legislação que produzem (ou produziriam) efeitos a partir de hoje e alguns pontos merecem destaque, dada a relevância para as operações de comércio exterior: 1- Alterações na Tarifa Externa Comum (TEC) para adaptação às modificações do Sistema Harmonizado 2022: Como já publicamos,…
Comércio Internacional01 Jan
Foto Há 50 dias em greve, os Auditores da Receita Federal mantêm paralisação e prometem intensificar restrições.

Há 50 dias em greve, os Auditores da Receita Federal mantêm paralisação e prometem intensificar restrições.

Após mais de um mês desde o início de paralisação, os Auditores-Fiscais da Receita Federal decidiram pela manutenção da greve da categoria e pelo acirramento do movimento, o que incluirá, de acordo com o Boletim do Comando Nacional de Mobilização nº 40, a inédita adesão das unidades aduaneiras dos aeroportos de Guarulhos, Galeão e Viracopos…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.