Consulta pública deve beneficiar mais de 40 mil importadores

Está aberta, até 21 de outubro, a consulta pública para o Novo Processo de Importação do Governo Federal. A medida foi possibilitada graças ao programa Portal Único de Comércio Exterior, que deve ser completamente implantado até o fim de 2018. Segundo informações do Portal Siscomex, plataforma eletrônica de transparência do governo federal, mais de 40 mil importadores serão beneficiados.
Com a consulta, o governo pretende ouvir sugestões públicas para melhorar a eficiência e a agilidade do processo de importação.

Procedimentos para participar

Sugestões devem ser entregues da seguinte forma:

1) Documentos
2) Edital de Consulta Pública
3) Relatório do Novo Processo de Importação
4) Fluxograma
5) Formulário para contribuições

As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail: consulta@siscomex.gov.br no formato “.doc” ou “.docx”.
Todas as sugestões estão sujeitas à análise da equipe do Portal Único de Comércio Exterior.

Benefícios

No site da plataforma Siscomex, o governo listou os benefícios do Novo Processo de Importação. O escritório DJA informa e explica os principais deles:

Centralização de serviços.
Em uma mesma plataforma, será possível solicitar e retirar a licença de importação, diminuindo as burocracias.

Criação da Declaração Única de Importação (Duimp).
Ele substituirá as atuais Declaração de Importação (DI) e Declaração Simplificada de Importação (DSI). Com isso, possibilitará a validação automática entre a operação autorizada (no módulo de licenciamento de importação) e os dados declarados na Duimp;

Redução de tempo e custos.
Com a diminuição dos processos burocráticos, as mercadorias ficarão menos tempo na Zona Primária. Consequentemente, haverá redução de custos das importações.

Para conhecer mais benefícios e entender melhor o novo processo de importação, entre em contato com DJA. Estamos à disposição.

Fontes: Portal Siscomex / Procomex

 

Veja Também

Foto NOVA PORTARIA SOBRE A IMPORTAÇÃO DE MERCADORIAS PARA REPOSIÇÃO

NOVA PORTARIA SOBRE A IMPORTAÇÃO DE MERCADORIAS PARA REPOSIÇÃO

A Portaria nº 150, que tratou por muitos anos sobre a reposição de mercadorias importadas com defeitos ou imprestáveis para o fim a que se destina, vigorava desde 1982 e, no dia 23/06/2021, foi expressamente revogada pela Portaria ME nº 7.058/2021 publicada pelo Ministério da Economia. Em que pese tais normativas tenham similaridade em alguns conceitos, vários dos procedimentos previstos na Portaria de 1982 não mais se…
Comércio Internacional01 Jan
Foto PROGRAMA CONFIA E A MUDANÇA NA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA DA RFB

PROGRAMA CONFIA E A MUDANÇA NA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA DA RFB

É evidente que o relacionamento existente entre Receita Federal do Brasil e os contribuintes está pautado na constante fiscalização das atividades, obrigações e atos praticados de acordo com a legislação, mas mudanças na forma de fiscalizar têm acontecido para transformar essa relação. E um passo importante para isso foi dado com a publicação, em 15 de abril de 2021, da Portaria RFB nº 28 que instituiu o Comitê…
Comércio Internacional01 Jan

Governo Federal suspende aumento de benefício para exportador em 2018

O presidente Michel Temer (PMDB) assinou, no final de agosto, um decreto que cancela o aumento da alíquota do Reintegra (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para Empresas Exportadoras) em 2018, prevista pelo decreto nº 9.148 de 28 de agosto de 2017. Ele previa o aumento de 2% para 3% no valor da alíquota,…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.