Aprovada a Reforma Tributária

Foto Aprovada a Reforma Tributária

Na última sexta-feira (15/12), a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição Federal da Reforma Tributária (PEC N°45/2019), alvo de discussão por cerca de 40 anos.

Com o objetivo de simplificar o sistema tributário brasileiro, inibindo as “guerras fiscais” entre estados e municípios e visando promover a recuperação da economia brasileira, a Reforma Tributária consiste, de forma geral, na simplificação dos tributos sobre o consumo.

Atualmente, o sistema tributário é composto por 05 (cinco) tributos sobre o consumo, sendo eles: ICMS, ISS, PIS, COFINS, IPI. Com a promulgação da Reforma Tributária, passará a existir Imposto sobre Valor Agregado, denominado como IVA DUAL, administrado e arrecadado em âmbito federal.

O IVA dual será composto pelo IBS (de competência dos estados e municípios) e pela CBS (de competência federal), apresentando caráter não cumulativo ao longo da cadeia produtiva do item. Alguns estudos indicam que sua alíquota terá o valor em torno de 25%, uma das maiores do mundo, entretanto, ainda não há definição sobre o tema.

Assim, com a existência do IVA Dual, ocorrerá a substituição do ICMS e ISS pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços); PIS e COFINS serão substituídos pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços); e por fim, o IS (Imposto Seletivo) substituirá parte da arrecadação do IPI, incidindo sobre os produtos considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Outros pontos importantes da Reforma Tributária serão analisados em lei complementar, como quais bens poderão ser isentos da cobrança do IVA como, por exemplo, medicamentos, dispositivos para acessibilidade para pessoas com deficiência, produtos de cuidados básicos à saúde menstrual, entre outros.

Ressalta-se, que a PEC estabelece um período de transição para a unificação de tributos, com prazo de sete anos (2026 a 2032). Assim, apenas a partir de 2033, os tributos atuais serão extintos e passará a valer as alterações, dessa forma, a população brasileira terá que conviver com dois sistemas tributários até lá, ocasionando um grande impacto nas rotinas tributárias.

A promulgação da PEC está prevista para a próxima quarta-feira (20/12), conforme noticiado no site do Senado Federal.

Veja Também

Foto Diferencial de alíquota (DIFAL) de ICMS nas operações e prestações interestaduais

Diferencial de alíquota (DIFAL) de ICMS nas operações e prestações interestaduais

A cobrança do diferencial de alíquotas (DIFAL) de ICMS nas operações e prestações interestaduais destinadas a consumidor final através do Convênio CONFAZ nº 93/2015 foi julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, em repercussão geral. Referido julgamento ocorreu em fevereiro de 2021 através do RE 1.287.019 e ADI 5469 (Tema 1093).  Introduzido pela Emenda Constitucional (EC) nº 87/2015, o DIFAL representa o pagamento do diferencial de alíquota interna do estado…
Comércio Internacional01 Jan
Foto PROGRAMA CONFIA E A MUDANÇA NA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA DA RFB

PROGRAMA CONFIA E A MUDANÇA NA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA DA RFB

É evidente que o relacionamento existente entre Receita Federal do Brasil e os contribuintes está pautado na constante fiscalização das atividades, obrigações e atos praticados de acordo com a legislação, mas mudanças na forma de fiscalizar têm acontecido para transformar essa relação. E um passo importante para isso foi dado com a publicação, em 15 de abril de 2021, da Portaria RFB nº 28 que instituiu o Comitê…
Comércio Internacional01 Jan
Foto Análise dos reflexos da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) sobre as relações contratuais

Análise dos reflexos da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) sobre as relações contratuais

Por Bruno Felipe Ferreira   O ano de 2020 será lembrado na história por causa da pandemia causada pelo Covid-19, também conhecido como coronavírus. A doença teve origem na China no final de 2019 e devido à sua fácil transmissão, ligada ao efeito da globalização, atravessou continentes e logo se tornou o tema central de…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.