Adesão da ANVISA ao OEA – Módulo Integrado

Foto Adesão da ANVISA ao OEA – Módulo Integrado

Por meio do Voto nº 006/2019 da 5ª Diretoria/2019/SEI/DIRE5/Anvisa, em 19/03/2019 foi decidido pela ANVISA a sua adesão ao Sistema Operador Econômico Autorizado – OEA – Módulo Integrado.

A adesão sinaliza a evolução dos mecanismos de cooperação técnica entre os órgãos que atuam nas fronteiras brasileiras, por meio da unificação, em guichê único, dos documentos referentes às operações, além da facilitação de troca de informações entre tais órgãos, da otimização do uso de recursos e do melhor direcionamento dos esforços de fiscalização na esfera sanitária em operações que ofereçam riscos consideráveis à população.

A adesão da ANVISA ao OEA atende ao anseio de diversos operadores cujas operações são submetidas a anuência do órgão e, portanto, serão diretamente beneficiados caso sejam certificados de acordo com o programa.

A Equipe DJA está à disposição para fornecer suporte aos operadores que pretendem obter a certificação.

Veja Também

Foto PUBLICADA PORTARIA QUE AMPLIARÁ AS COMISSÕES LOCAIS DE FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO PARA TODAS AS ALFÂNDEGAS DO PAÍS

PUBLICADA PORTARIA QUE AMPLIARÁ AS COMISSÕES LOCAIS DE FACILITAÇÃO DE COMÉRCIO PARA TODAS AS ALFÂNDEGAS DO PAÍS

Na última sexta-feira (24/09) ocorreu o evento de lançamento da nova Portaria Conjunta RFB/SDA/Anvisa nº 61/2021, que disciplina o funcionamento e estabelece os locais de instalação das Comissões Locais de Facilitação de Comércio (Colfac).  As Colfac são subcolegiados integrantes do Comitê Nacional de Facilitação do Comércio (Confac), que tem como função resolver problemas locais que afetam procedimentos relativos à exportação, à importação, ao trânsito de mercadorias e…
Comércio Internacional01 Jan
Foto Decisão Judicial determina que o CARF analise a pena de perdimento

Decisão Judicial determina que o CARF analise a pena de perdimento

Desde a publicação do Decreto 10.276/2020, em 16 de março de 2020, foi internalizada a Convenção de Quioto, tratado internacional concluído em 26 de junho de 1999, em Bruxelas, e posteriormente revisado.   Dentre diversos outros importantes tópicos relacionados a simplificação e harmonização dos procedimentos aduaneiros, a Convenção de Quioto trata do direito de recurso,…
Comércio Internacional01 Jan
Foto INSTRUÇÃO NORMATIVA DA RECEITA FEDERAL PERMITE QUE PESSOAS FÍSICAS REALIZEM IMPORTAÇÕES INDIRETAS

INSTRUÇÃO NORMATIVA DA RECEITA FEDERAL PERMITE QUE PESSOAS FÍSICAS REALIZEM IMPORTAÇÕES INDIRETAS

Foi publicada a Instrução Normativa da Receita Federal do Brasil nº 2.101, de 9 de setembro de 2022, trazendo alterações aos requisitos e condições para as modalidades de importação por conta e ordem de terceiro e por encomenda.  Em ambos os casos há a figura do importador e um terceiro envolvido. A diferença é que na…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.