Receita Federal desburocratiza formas de terceirização das operações de comércio exterior

Assim como em diversos outros setores, no comércio exterior, atividades relacionadas à execução e ao gerenciamento dos aspectos operacionais, logísticos, burocráticos, financeiros e tributários da importação de mercadorias podem ser transferidas para empresas especializadas. Nesse contexto, uma recente decisão da Receita Federal veio para facilitar esse processo.

Ao optar por importar uma mercadoria estrangeira em uma das modalidades indiretas – Importação por Conta e Ordem ou por Encomenda, ambas formas de terceirização das operações de comércio exterior reconhecidas e regulamentadas pela Receita Federal -, importador e adquirente (ou encomendante) precisam estar previamente vinculados no sistema Siscomex, sendo que tal vinculação era efetuada mediante solicitação à Receita Federal, após análise de um conjunto documental.

Agora, o interessado não precisa mais ir até uma unidade de atendimento da Receita, podendo efetuar a vinculação diretamente no Portal Único Siscomex.

Clique aqui para conhecer as novas orientações que estão no Manual Aduaneiro de Importação.

Veja Também

DJA compartilha análises e expectativas para o Comércio Exterior em 2018

O Brasil inicia 2018 com uma grande expectativa para novos negócios com o exterior. O relatório “Doing Business 2018”, divulgado pelo Banco Mundial¹, deu ao Brasil a melhor pontuação com relação à facilidade de se fazer negócios em comparação ao mesmo relatório de 2017. Dentre diversas categorias, houve melhora na avaliação ao comércio internacional por…
Comércio Internacional01 Jan
Foto Reflexos judiciais da Portaria ME nº 4.131/21, que alterou os valores da Taxa de Utilização do Siscomex

Reflexos judiciais da Portaria ME nº 4.131/21, que alterou os valores da Taxa de Utilização do Siscomex

Na última semana, o Ministério da Economia publicou a Portaria ME nº 4.131/21 em que alterou os valores exigidos dos importadores a título de Taxa de Utilização do Siscomex quando do registro da Declaração de Importação, que, observando os limites do IPCA do período de dezembro de 1999 a fevereiro de 2021, representarão o valor total de R$ 154,23 para o registro de uma DI com uma adição. O valor da referida taxa tem sido objeto de…
Comércio Internacional01 Jan

Temer: decreto moderniza e dá segurança jurídica para investimentos em portos

Com mudanças assinadas pelo presidente da República, setor terá regras mais flexíveis. Autorização para novos terminais deve cair de três anos para 180 dias. O presidente da República, Michel Temer, assinou, nesta quarta-feira (10), decreto presidencial com mudanças na regularização portuária do Brasil. Após a publicação da norma, as concessões e arrendamentos ficarão mais flexíveis,…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.