Publicada nova regra para habilitação de indústria fragmentada para fins de defesa comercial

Publicada em 31/07/2018, a Portaria SECEX 41/2018 trata da indústria fragmentada para fins de defesa comercial e dispõe sobre as informações e requisitos necessários para sua habilitação em processos de investigação de dumping.

De acordo com a Portaria, indústria fragmentada é considerada como aquela que envolve elevado número de produtores domésticos e sua definição leva em conta o grau de pulverização da produção nacional do bem e sua distribuição por porte dos produtores nacionais.

O tema é de extrema relevância para determinados setores, como o agropecuário, por exemplo, que é composto por milhares de estabelecimentos espalhados pelo país. Estes setores encontram dificuldade em conseguir comprovar o dano causado à produção doméstica pela importação do produto objeto da investigação, por exemplo.

O Decreto 9.107/2017 trata dos prazos e requisitos aplicáveis às indústrias fragmentadas no âmbito de investigações de defesa comercial e a Portaria regulamentou a habilitação de tais indústrias com os critérios e requisitos específicos, definindo ainda que o deferimento do pedido de habilitação fica a critério do Departamento de Defesa Comercial – DECOM.

A habilitação como indústria fragmentada deverá ser requerida por produtores domésticos ou pela entidade de classe que os represente.

A equipe DJA está à disposição para fornecer orientações quanto aos pleitos relacionados à defesa comercial.

Veja Também

Sócio do DJA realiza palestra sobre novidades no processo de importação e exportação e o Programa OEA

No dia 15 de outubro, a empresa CONTABS – Assessoria Empresarial convidou clientes e amigos para o evento “Novos Procedimentos nas Operações de Comércio Exterior”, que contou com a participação maciça de empresas de vários segmentos. O sócio do escritório DJA, Diego Joaquim, foi convidado para palestrar sobre as novidades nos processos de importação e…
Comércio Internacional01 Jan
Foto PAGAMENTO CENTRALIZADO DO COMÉRCIO EXTERIOR (PCCE) NO PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR.

PAGAMENTO CENTRALIZADO DO COMÉRCIO EXTERIOR (PCCE) NO PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR.

A partir de 25 de março de 2019 o projeto-piloto do Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE) encontra-se disponível para todos os Importadores por meio do Portal Único do Comércio Exterior. O PCCE pode ser compreendido como um instrumento que tem por objetivo propiciar o conhecimento acerca das obrigações pecuniárias e o pagamento centralizado de…
Comércio Internacional01 Jan
Foto A inconstitucionalidade da majoração da Taxa Siscomex reconhecida pelo STF, o direito à restituição e outras repercussões

A inconstitucionalidade da majoração da Taxa Siscomex reconhecida pelo STF, o direito à restituição e outras repercussões

Por Diego Luiz Silva Joaquim O Supremo Tribunal Federal enfim pacificou o entendimento pela inconstitucionalidade do aumento da Taxa de Utilização do Siscomex trazido pela Portaria MF nº 257/2011. Assunto de bastante relevância para as empresas que operam no comércio exterior através da importação de mercadorias, e que tem sido objeto de litígios judiciais em…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.