Brasil e EUA atualizam o Acordo de Comércio e Cooperação Econômica

Foto Brasil e EUA atualizam o Acordo de Comércio e Cooperação Econômica

Os governos do Brasil e EUA assinaram no último dia 10 de outubro um protocolo adicional ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica bilateral (ATEC – “Agreement on Trade and Economic Cooperation”), criado em 2011.

Para o comércio exterior, a expectativa com essa atualização do acordo é que haja redução da burocracia nos prazos e custos das operações realizadas entre os países, uso de tecnologia, e a maior expectativa, ainda, é o trabalho em conjunto para a celebração de um Acordo de Reconhecimento Mútuo dos seus Programas de Operador Econômico Autorizado, o que depende da compatibilidade entre as certificações.

Este protocolo contem três novos anexos, quais sejam i) Facilitação do Comércio e Cooperação Aduaneira; ii) Boas práticas regulatórias; e iii) Anticorrupção. O primeiro anexo traz as questões relativas às operações de comércio exterior, tendo como objetivo reduzir a burocracia, diminuindo o prazo e os custos das operações realizadas por agentes privados. Já o segundo faz referência a boas práticas regulatórias, processos, sistemas, ferramentas e métodos reconhecidos internacionalmente para a melhoria da qualidade da regulação, estando alinhado com a recente evolução de desenvolvimento e incorporação de instrumentos de boas práticas regulatórias pelo Brasil. Por fim, o terceiro anexo expande a atuação doméstica e a cooperação internacional anticorrupção para além da esfera estritamente criminal, abrangendo também as esferas civil e administrativa, reafirmando esforços anticorrupção entre Brasil e EUA.

Tal feito vem com grande relevância, uma vez que referido acordo ficou inativo até 2019 e foi escolhido como ferramenta de aproximação por ambos os dirigentes. Em comunicado conjunto dos governos, foi dito que “o novo Protocolo também estabelece as bases de futuras discussões para aprofundar e expandir os trabalhos sob o Acordo ATEC. Os dois países buscarão identificar setores prioritários para reduções adicionais de barreiras ao comércio sob perspectiva mais ampla afeta ao relacionamento econômico e comercial bilateral“.

Clique neste LINK para acesso ao protocolo na íntegra e neste LINK para comentários do Itamaraty referente ao ATEC.

Veja Também

Foto Lei nº 14.905/2024: mudanças no Código Civil define regras para a atualização monetária e juros em contratos

Lei nº 14.905/2024: mudanças no Código Civil define regras para a atualização monetária e juros em contratos

Em 28 de junho de 2024, foi sancionada a Lei nº 14.905, trazendo alterações importantes ao Código Civil, especificamente nos artigos que tratam do inadimplemento das obrigações tratando das perdas e danos, da mora e outros assuntos. Dentre as mudanças, está a atualização monetária e os juros através da padronização dos índices de correção monetária…
Direito Empresarial01 Jan

Receita Federal esclarece os tributos incidentes na venda de mercadoria importada por empresa optante pelo Simples Nacional

Em uma recente publicação no Diário Oficial da União, a Receita Federal divulgou o Ato Declaratório nº 1, de 2018. O objetivo desse ato é normatizar o entendimento sobre a forma de tributação da receita de vendas de mercadorias importadas por pessoa jurídica. O Ato Declaratório nº 1 define procedimentos para a pessoa jurídica que…
Comércio Internacional01 Jan
Foto STF DECLARA A INCONSTITUCIONALIDADE DA COMPENSAÇÃO DE OFÍCIO DE PARCELAMENTO SEM GARANTIA

STF DECLARA A INCONSTITUCIONALIDADE DA COMPENSAÇÃO DE OFÍCIO DE PARCELAMENTO SEM GARANTIA

O Supremo Tribunal Federal – STF, no julgamento Recurso Extraordinário – RE 917285, reconheceu a inconstitucionalidade de o Fisco, aproveitando o ensejo da restituição ou do ressarcimento de tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, proceder à compensação, de ofício, com débitos parcelados sem garantia.   Explicamos: o artigo 73 da Lei 9.430/1996…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.