ESTADO DE SÃO PAULO DISPONIBILIZA REGIME SUSPENSIVO PARA ICMS NA IMPORTAÇÃO – NOSSAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA PORTARIA CAT 108/2013

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Autor:

ILSE BAUMEGGER SILVEIRA DE ANDRADE


Em 09 de Junho de 2015.

Já se passaram 02 (dois) anos desde que o Regime Especial para Suspensão do ICMS na Importação, publicado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, entrou em vigor e, tendo em vista a importância da alternativa criada pelo Governo do Estado, penso que referido Regime poderia – quiçá deveria – ter maior destaque no planejamento tributário das empresas importadoras.

Referido regime foi instituído ante a Resolução do Senado Federal 13/2012, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2013, com objetivo de acabar com a Guerra dos Portos, até então existente. Para tanto, mencionada Resolução impôs a alíquota de 4% de ICMS nas operações interestaduais de mercadorias importadas ou que tenha conteúdo de importação superior a 40% (salvo exceções) qualquer que seja o Estado de origem e de destino.

Impreterivelmente, mencionada medida resultou em um problema para as empresas importadoras: acúmulo desmedido de crédito de ICMS. Tal fato se dá uma vez que a importação de mercadorias gera a cobrança de ICMS à alíquota de 18% (via de regra) enquanto que, nas operações de vendas interestaduais, a alíquota a ser descontada é de 4%.

Ainda que exista a possibilidade de recuperação destes créditos[1], o procedimento para tanto é demorado e custoso, já que depende da prévia autorização pela Secretaria da Fazenda, para a apropriação dos créditos e, apenas em uma segunda etapa, ele ser utilizado. Não somente isso, é sabido que tal requerimento é burocrático e poderá levar mais de um ano para aprovação.

Fato é que o procedimento previsto pela Secretaria da Fazenda não atende a urgência das empresas, repercutindo em prejuízo para as mesmas, uma vez que, o saldo acumulado de crédito de ICMS não pode ser atualizado, resultando em grandes perdas financeiras. Não somente isso, o valor creditício ficará sem a devida movimentação contábil – ou utilização tributária – até autorização de seu uso.

Buscando uma solução para as empresas importadoras do Estado de São Paulo, a Secretaria da Fazenda publicou, no dia 25 de outubro de 2013, a Portaria CAT 108 pela qual permite a concessão de Regime Especial suspensivo tributário que evita o acúmulo de crédito de ICMS na importação, conforme segue:

“Artigo 1º – O estabelecimento localizado neste Estado cujas operações resultem saldos credores elevados e continuados do ICMS em virtude da aplicação da alíquota de 4,0% nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior ou com conteúdo de importação superior a 40%, conforme previsto na Resolução do Senado Federal 13, de 25-04-2012, poderá solicitar regime especial para que o lançamento do imposto incidente nas operações de importação seja suspenso, total ou parcialmente, para o momento em que ocorrer a saída da mercadoria importada ou do produto resultante de sua industrialização”. (Grifos nosso).

Vemos que o regime especial visa suspender, parcial ou totalmente, o imposto incidente no desembaraço aduaneiro de mercadorias importadas. Dessa forma, o contribuinte irá apenas recolher o ICMS na saída interestadual das mercadorias de seu estabelecimento.

Para que as empresas se beneficiem deste regime especial, é necessário comprovar a existência de saldos elevados e contínuos de ICMS[2], e indicar o percentual de suspensão adequado para cessar o acúmulo de crédito.

Ademais, o contribuinte interessado na concessão de referido regime, deverá atender os seguintes requisitos[3]:

  • O contribuinte deverá ser emitente de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e adotar a Escrituração Fiscal Digital (EFD);
  • O desembarque e desembaraço aduaneiro da mercadoria importada deverá ser em território paulista;
  • Deverá estar em situação regular perante o Fisco Estadual;
  • Não possua, por qualquer de seus estabelecimento:
  1. i) débito fiscais inscritos na dívida ativa do Estado de São Paulo;
  2. ii) débitos de impostos declarados e não pagos no prazo de 30 dias contados da data de seu vencimento;

iii) débitos do imposto decorrentes de Auto de Infração e Imposição de Multa – AIIM, em relação ao qual não caiba mais defesa ou recurso na esfera administrativa, não pagos no prazo previsto na legislação;

  1. iv) débitos decorrentes de Auto de Infração e Imposição de Multa – AIIM ainda não julgado definitivamente na esfera administrativa, relativos a crédito indevido do imposto proveniente de operações ou prestações amparadas por benefícios fiscais concedidos em desacordo com o disposto no artigo 155, § 2º, XII, “g”, da Constituição Federal;

A decisão para concessão do regime e a determinação da alíquota do ICMS a ser suspenso nas operações de importação, ficará sob responsabilidade do Diretor Executivo da Administração Tributária.

Desta forma, a possibilidade de adoção deste Regime Especial é viável para todas aquelas empresas que vem aumentando o saldo de crédito acumulado de ICMS em decorrência da Resolução 13/2012.

Ademais, o requerimento a ser apresentado deve ser acompanhado de respaldo técnico especializado haja vista a complexidade do assunto, inclusive quanto à necessidade de comprovação do percentual do ICMS incidente na importação que deve ser suspenso para evitar o acúmulo de crédito.

Por fim, considerando o cenário econômico brasileiro que as empresas vivem atualmente, o Regime Especial aqui mencionado é uma opção vantajosa para as empresas importadoras, e o pleito deve ser feito de forma que a viabilidade se torne efetividade. Destarte, é nossa recomendação que as empresas interessadas estejam tecnicamente respaldadas e sejam consideradas aptas para pleitear tal Regime Especial, observando o disposto na Portaria CAT 108/2013, com atenção, inclusive, para o percentual de suspensão do ICMS pretendido.

 [1] A legislação do Estado de São Paulo prevê duas formas de apropriação, uma simplificada, quando o valor do crédito acumulado por mês é considerado baixo, e um procedimento mais complexo, onde não há limitação de valor para sua adoção:

  • Apuração Simplificada por Custeio Estimado das Operações (leiaute conforme Portaria CAT 207/2009 e limite estabelecido no Artigo 30 das DDTT do RICMS);

 

  • Apuração por Custeio Efetivo das Operações (leiaute conforme Portaria CAT 83/2009).

 [2] Conforme disposto no art. 1º da Portaria CAT 108/2013.[3] Conforme disposto no §3º, art. 2º da Portaria CAT 108/2013[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Veja Também

Foto Pedido de prorrogação de Ex-tarifário deve ser feito até o dia 28/02

Pedido de prorrogação de Ex-tarifário deve ser feito até o dia 28/02

O ano de 2021 contou com bastante expectativa sobre a prorrogação do regime de Ex-tarifário que estava pendente de reunião dos países membros do Mercosul. E, como comunicamos anteriormente[1], com a Resolução nº 291 publicada no dia 22/12, todos os ex-tarifários para bens de capital (BK) e bens de informática e telecomunicações (BIT) que venceriam no último dia…
Comércio Internacional01 Jan
Foto POR MAIORIA DOS VOTOS, STF JULGA CONSTITUCIONAL A INCIDÊNCIA DE IPI NA REVENDA DE PRODUTOS IMPORTADOS

POR MAIORIA DOS VOTOS, STF JULGA CONSTITUCIONAL A INCIDÊNCIA DE IPI NA REVENDA DE PRODUTOS IMPORTADOS

Em julgamento virtual encerrado no dia 21/08/2020 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na revenda de produtos importados é constitucional, ainda que não haja qualquer atividade industrial relacionada. A questão chegou ao STF em 2016 e decorreu de recurso interposto por contribuinte que questionou a dupla…
Comércio Internacional01 Jan
Foto EM DECISÃO, STJ GARANTE OS BENEFÍCIOS DO REINTEGRA PARA VENDA DE MERCADORIAS À ZONA FRANCA DE MANAUS

EM DECISÃO, STJ GARANTE OS BENEFÍCIOS DO REINTEGRA PARA VENDA DE MERCADORIAS À ZONA FRANCA DE MANAUS

A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça publicou, no dia 29 de fevereiro, acórdão nos autos do Recurso Especial nº 1.679.681 que aponta entendimento benéfico às empresas que operacionalizam mercadorias com a Zona Franca de Manaus para que utilizem dos benefícios do Reintegra. Isto, pois a venda de mercadorias por empresas no Brasil destinadas…
Comércio Internacional01 Jan

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Fique conectado com a DJA. Nós enviamos regularmente conteúdo de impacto para seus negócios com inteligência aduaneira e tributária.